Cartório Magalhães – 1º Ofício de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos

CERTIDÃO DIGITAL

Certidão Digital é a modalidade de certidão expedida no formato eletrônico PDF/A e p7s pelo oficial do cartório, por meio de um aplicativo e ferramentas desenvolvidas especialmente para essa finalidade, devidamente assinadas com Certificado Digital ICP-Brasil.
A Certidão Digital tem a mesma fé pública e validade jurídica da certidão tradicional em papel e faz prova em Juízo ou fora dele.
O documento pode ser utilizado para lavratura de escrituras públicas, contratos de financiamento imobiliário e quaisquer outros documentos públicos e particulares em geral.
O serviço de emissão de Certidão Digital agiliza o trâmite na documentação, evitando o deslocamento do usuário até o cartório para retirada ou despesas com envio.

Para a visualização do conteúdo e a verificação de autenticidade de nossos documentos assinados digitalmente é necessário a utilização de um programa específico que deverá ser instalado no computador.  Faça o download do programa e do seu manual através dos links abaixo:

>>> DOWNLOAD VISUALIZADOR DE DOCUMENTOS ASSINADOS DIGITALMENTE

>>> DOWNLOAD MANUAL DE INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO

NOTA: AS CERTIDÕES NO FORMATO PDF/A PODEM SER VISUALIZADAS COM O ADOBE READER, ONDE CONSTARÁ O ÍCONE DE VERIFICAÇÃO DE ASSINATURA ELETRÔNICA NO CANTO ESQUERDO DA TELAJÁ AS CERTIDÕES NO FORMATO P7S SOMENTE DEVEM SER VISUALIZADAS COM O VISUALIZADOR ESPECÍFICO MENCIONADO ANTERIORMENTE NO LINK PARA DOWNLOAD.

Para evitar desgastes desnecessários, alguns cuidados devem ser tomados antes de uma certidão digital ser requerida:
Nem todo estabelecimento ou pessoa física (requerente) tem obrigação de aceitar a certidão digital e pode ocorrer dela ser refutada, mesmo sendo um documento legal. Para evitar este contratempo, entre em contato com a outra parte envolvida e tenha certeza de que ela aceitará a certidão assinada com certificado digital.
Como o próprio nome diz, a certidão é digital, portanto ela tem sua validade apenas em meios eletrônicos, podendo ser enviada ao requerente por e-mail ou através de Pendrive, cd, hd externo, cartão de memória, entre outros dispositivos de armazenamento digital.

Perguntas frequentes sobre a Certidão Digital:
Como posso solicitar uma certidão digital?
A solicitação pode ser feita no próprio cartório ou através do site da ONR.
Certidão Digital – Clique aqui.

Como o cartório disponibiliza a certidão digital ao cliente?
A certidão digital é enviada através do SAEC como anexo. Sendo assim, é necessário a abertura de um pedido no SAEC por parte do cliente para o recebimento.

Qual o custo da certidão digital?
O custo para emissão da certidão digital é o fixado pela ONR, para consultar os valores clique aqui.

É possível imprimir a certidão digital?
Sim é possível, mas a cópia impressa não vale como certidão, ela perde seu valor jurídico.

Onde posso armazenar a certidão digital?
No próprio computador, Pendrive ou outra mídia compatível.